Assunção de Nossa Senhora



A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente a 15 de agosto.

 

Os cristãos acreditam que no leito de morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.

Assim, a festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria pelos católicos.

Em Portugal, no dia 15 de agosto celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades. Esta é uma festa maior na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa.

É uma comemoração originária de Portugal, mais propriamente de Trás os Montes, sendo feriado nacional.

É padroeira das cidades de Fortaleza e Viçosa do Ceará, no estado do Ceará, de Jales do estado de São Paulo, de Caçapava do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, de Cabo Frio e Valença, no estado do Rio de Janeiro, de Cabo Verde - Minas Gerais, Bom Despacho e Belo Horizonte, em Minas Gerais - da qual sua festa comemora-se junto com a Festa de Nossa Senhora do Rosário, de Acari no Rio Grande do Norte e em Oeiras do Pará no estado do Pará.

Sua festa é também celebrada como feriado municipal na cidade de Campo Belo, no estado de Minas Gerais!

 

Feriado de Assunção de Nossa Senhora

Este dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado em Portugal. Um dos feriados religiosos eliminados pelo governo e posteriormente repostos foram, o Dia de Todos os Santos e o Dia de Corpo de Deus.

Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, estando ligada aos principais acontecimentos da história da independência de Portugal.